Domingo é Dia de Formação. Você deseja ascender ? Por André de Andrade.

     

O capitalismo, não distribui a riqueza para o cidadão crescer economicamente de forma digna, com isso as desigualdades só aumentam. Para os pobres revoltados e violentos com essa lógica, existem um sistema judiciário e prisional. Que prende, amortece e introjeta na consciência do preso os status de criminoso, solto ele volta para a sociedade codificado moralmente como problema que atrapalha a lógica capitalista e por isso precisa ser eliminado. 

Para os pobres dóceis e condicionados com as desigualdades, existem um sistema educacional que impõe a meritocracia, um sistema religioso que disciplina os corpos e as mentes e um sistema social que oferece assistência àqueles mais sugados, os miseráveis em extrema pobreza. O mais absurdo é que achamos tudo normal, porque todos os sistemas juntos convergem para um sistema só, o sistema do condicionamento social, esse coloca na cabeça de cada pessoa em qualquer situação que ela esteja, que as coisas são assim mesmo. Por isso não reduzirmos as desigualdades econômicas, assim vamos vivendo com avanços e retrocessos. As vezes quando a pobreza, violência e desemprego é extremo o sistema capitalista cria políticas públicas para amenizar a situação e quando tudo está sobre controle e as pessoas já passam a conquistar uma posição econômica mais satisfatória o sistema vem e reduz as melhorias de forma que tudo volta ao status quo antes. Esse é o cenário genérico com algumas raras exceções. O capitalismo se mantém assim, se reinventa sempre. Quem controla o sistema capitalista somos todos nós, e fazendo apenas a nossa parte, que sejamos ativo ou não economicamente. 

   Ajudamos a manter tudo isso, seja por obrigações inerentes do sistema ou por condicionamentos. Mesmo quando a gente critica o sistema, morre de medo de fazer parte de umas das classes economicamente pobre, sim porque depois que Marx definiu duas classes, trabalhadores e burgueses, a classe de burgueses se mantém intacta até hoje, principalmente pelo sistema de herança que transmite a riqueza e os cargos de geração em geração, mas a classe de trabalhadores entrou numa dinâmica e transformou-se em diversas outras classes sociais, devido a mão invisível do mercado de Smith, o estado de bem estar social do keynesianismo e principalmente o Estado Democrático de Direito. Hoje temos a elite e os trabalhadores que vão dos miseráveis aos políticos, se são trabalhadores, fazem parte dessa dinâmica classista. Em todas essas classes habita o cidadão e a cidadã capitalista, cujo objetivo da maioria, com raras exceções é ascender da sua atual classe para uma superior. O miserável quer ser assalariado, o assalariado quer ser servidor público, o servidor público que ser político, o político quer ser empresário, o empresário quer ser rico, o rico quer ser a elite trilionária e a elite quer apenas manter tudo isso como estar. 

     Então a elite atua assim, ora melhorando as políticas públicas e dando oportunidade para essas classes diversas classes de trabalhadores e ora reduzindo os investimentos e enfraquecendo o Estado Democrático de Direito. É a microfísica do poder de Foucault por outra perspectiva. O que é lamentável e muito prejudicial para as classes sociais menos favorecidas é que para o cidadão ou cidadã capitalista ascender de classe, ele ou ela age na maioria das vezes de forma cruel e assim tira as oportunidades de outros conseguirem ascender também, funciona como um vale tudo, usura, corrupção, mentiras e todos os crimes tipificados no Código Penal. 

     A política e a democracia é usada dessa forma por muitos. Isso é um defeito dentro do defeito, se o sistema capitalista já é cruel por que concentra a riqueza e a maioria vive em pobreza, dentro desse sistema tem outro sistema que reforça isso, que faz a a pobreza virar miséria. Existe outras formas de ascender socialmente de forma digna, claro que dificilmente para ficar rico, mas, pelo menos para melhorar economicamente de forma digna e também contribuir com sua classe social, com os trabalhadores que assim como você vivem essa realidade. Por isso, pense bem no seu voto, ele pode eleger alguém comprometido com o coletivo ou alguém que apenas deseja ascender de classe e tirar proveito desse defeito dentro do defeito.  E você já fez sua parte hoje para ajudar a classe trabalhadora a ascender de classe

Comece compartilhando essa mensagem com seus amigos e familiares. 

Abraços;

José André de Andrade.

Coletivo Socialista- Juazeiro do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.