O bom exemplo do Caldas, por Tiago Pereira.

 

A população barbalhense recebeu com muita alegria a notícia da retomada das atividades no balneário do Caldas, um dos mais belos balneários do país. Logo nos primeiros atos a administração do equipamento inovou com a transparência da arrecadação da bilheteria, o que pode parecer um simples ato é na verdade a oportunidade ou o primeiro passo para ser uma das marcas positivas de uma grande gestão municipal.

Executar os instrumentos de transparência no serviço público não é apenas dar publicidade as ações,  princípio fundamental da administração pública, é preciso que esses instrumentos sejam recebidos com facilidade e compreendidos pela sociedade e  assim termos a possibilidade de um diálogo sobre os rumos do serviço público em questão. No caso do Caldas, ter a transparência sobre a arrecadação da bilheteria foi um grande salto porque colocou luz sobre a escuridão que estava sendo a gestão desse equipamento nos últimos anos. Esse exemplo precisa inspirar os demais órgãos da administração municipal.

Radicalizar na transparência somando-se a importância de outros instrumentos de controle e participação cidadã nas tomas de decisões, certamente farão a gestão do prefeito Guilherme Saraiva inaugurar um novo ciclo político, uma nova pedagogia política, superando de vez o populismo vulgar.

Radicalizar na transparência vai de coisas "simples" até os serviços mais complexos. Ter a agenda semanal do chefe poder executivo e do seu secretariado publicada até chegarmos na recepção dos serviços de saúde onde o cidadão ao ter seu atendimento concluído receberá um cupom descrevendo quanto custou o atendimento médico, quanto custou o medicamento ou o exame que ele está recebendo, se foi financiado pelo município, Estado ou União... e assim nos demais serviços. 

Não existe um modelo pronto e acabado, é a pratica do dia a dia que vai orientando a construção. Termino parabenizando o amigo Bosco Sá pelo brilhante trabalho na gerência do nosso balneário do Caldas.


Tiago Pereira.
Professor e membro do Coletivo Socialista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.