Grito dos Excluídos, uma pauta de todos.


 Há vinte sete anos um grito ecoa pelo Brasil: o grito dos excluídos e excluídas . Um movimento que acontece sempre no dia 7 de setembro, data da proclamação da Independência do Brasil, colocando sempre as realidades das condições de vida da imensa maioria do povo brasileiro em questionamento no dia da "independência" é esse o país que queremos? 

Organizado por setores da Igreja Católica por meio da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o primeiro grito dos excluídos aconteceu em 7 de setembro de 1995 com o lema A Vida em Primeiro em Lugar. Esse ano o ato está sendo convocado com o lema: Vida em Primeiro Lugar . Na luta por participação popular, saúde, comida, trabalho e renda já ! Em seu hino a letra conclama : " o povo feliz é o reino de Deus... o grito é bem forte  e vem anunciar  que nessa sociedade todos o seu lugar". Na carta da CNBB de apoio ao ato deste ano o Bispo José Valdecir nos diz: "Queremos que todos os rostos e gritos de todas as realidades sejam vistos e ouvidos ! E que num grande Multirão pela Vida, mobilizados pelas Igrejas pastorais, organismos, movimentos populares e pessoas de boa vontade possamos garantir os direitos dos pobres e marginalizados." 

No Brasil que se orgulha de dizer que o "agro é tudo", temos 19 milhões de famintos e outros mais de 50 milhões em insegurança alimentar. Somos mais de 14 milhões de desempregados, temos visto com tristeza a devastação acelerada do meio natural para atender a sede de lucro e tantas outras injustiças sociais ... Como não gritar ?

No Cariri o ato será na cidade do Crato, concentração na Praça São Vicente, às 8 horas.


Tiago Pereira.

Professor e Membro do Coletivo Socialista- Juazeiro do Norte- CE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.