Pensar a Cidade: Juazeiro do Norte nós conhecemos bem?

 


O que sabemos da nossa Juazeiro do Norte é de fato preciso sobre suas realidades ? Dependendo do sujeito histórico e do lugar que se tenha relações com a cidade essa pergunta terá respostas de cenários bem diferentes. Compreender o fenômeno Juazeiro do Norte é um desafio constante. 

Em termos geográficos e de características econômicas sabemos que o município é o maior em população do interior do Ceará, são mais de 270 mil habitantes e está na 105º posição entre as maiores populações do país, tem a localização estratégica e equidistante das capitais do nordeste, posiciona-se no ranking das 100 cidades do Brasil mais atrativas para novos negócios, é um grande polo comercial e de serviços e também é uma cidade marcada por sua rica história, cultura e tradições religiosas e de grande potencial turístico. Mais essas informações bastam para conhecer Juazeiro do Norte e as condições de vida do seu povo? O que é preciso ser feito para que essas potencialidades sejam revertidas em qualidade de vida para seu moradores? 

Antes de tudo é importante afirmar que o desenvolvimento de qualquer município está diretamente atrelado a agenda política, ao fazer política e a capacidade dos lideres de apontarem rumos para o crescimento e desenvolvimento local de acordo com a observação das potencialidades. Dito isso, não podemos mais aceitar que nos espaços de decisão coletiva sobre questões locais tenham "representantes" desqualificados com concepções e práticas políticas ultrapassadas que não conseguem propor ideias resolutivas para questões que geram prejuízos coletivos. 

Juazeiro do Norte, como muitas outras cidades do mundo, enfrenta desafios significativos, como resultado de um território marcado pelo contradição das potencialidades econômicas com as realidades da condição de vida da população local, com destaque para as questões do meio ambiente. Aqui estão alguns dos principais problemas ambientais que a cidade enfrenta: 

1- Crescimento desordenado, causando exclusão de grande contingente populacional para as franjas urbanas, dado a exploração imobiliária das áreas melhor estruturadas;

2-Poluição das águas: A poluição das águas é um grande problema em Juazeiro do Norte. Os esgotos não tratados e os resíduos industriais são despejados no solo e no sistema hídrico, contaminando a água e prejudicando a saúde das pessoas e dos animais que dependem dela.

3-   Disposição inadequada de resíduos sólidos: O manejo inadequado dos resíduos sólidos também é um grande problema em Juazeiro do Norte. A cidade produz grandes quantidades de resíduos, que muitas vezes são descartados em lixões a céu aberto ou jogados em áreas verdes. Isso pode causar contaminação do solo e das águas subterrâneas, bem como a proliferação de pragas e doenças. É inadmissível não ver a cidade participando ativamente do debate sobre o consórcio do aterro sanitário da região metropolitana do Cariri.

4- Infraestrutura: A cidade precisa de melhorias significativas em sua infraestrutura, incluindo estradas rurais, transporte público, sistema integrado de saneamento básico, iluminação pública e acesso à água potável. As autoridades precisam trabalhar para garantir que a cidade seja dotada da infraestrutura adequada para atender às necessidades dos moradores , há ainda localidades rurais que não possuem um sistema eficiente de abastecimento de água.

5- Segurança pública: A cidade também enfrenta desafios significativos em relação à segurança pública, com altas taxas de criminalidade e violência. As autoridades precisam trabalhar para garantir a segurança dos moradores e combater a criminalidade.

6- Serviços públicos mais eficientes: Precisamos que a agenda pública seja dotada de mais eficiência e resultados, para isso , a valorização permanente dos servidores é indispensável. Ter potencial humano é a condição básica para que os serviços públicos avancem. Não é clichê dizer que precisamos de um programa permanente de valorização da educação pública. 

Esses são apenas alguns dos muitos desafios que Juazeiro do Norte enfrenta. A administração pública precisa trabalhar em conjunto com a sociedade civil e outros setores para enfrentar esses desafios e garantir uma cidade melhor para todos os moradores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.