AFINAL O QUE É UM PORTO SECO ?

Ganhou repercussão na mídia caririense a audiência pública promovida no dia 11 de dezembro pela Assembleia Legislativa do Ceará  solicitada pelo deputado Fernando Santana- PT que tratou da instalação de um Porto Seco na cidade de Missão Velha. Mais afinal o que é um Porto Seco ?

Antes de passarmos ao entendimento da questão vale destacar alguns pontos sobre o tema e a audiência. O debate sobre a possível instalação de um porto seco na região do Cariri já vem sendo ventilado há alguns anos, no início dos anos dois mil ainda no primeiro governo Lula ocorreram algumas movimentações sobre o assunto. Mais dada a importância da ideia e as condições objetivas no atual momento político e econômico do Estado e do Brasil  e da possibilidade de concretizar esse projeto,  foi muito importante que deputado Fernando resgatou  esse debate que é um dos elementos estratégicos para o desenvolvimento econômico da região sul cearense. Agora para que o debate não fique apenas no calor do momento e sendo apenas pauta de personalidades políticas é preciso o envolvimento dos setores produtivos, de representantes das instituições de pesquisa que pensam o desenvolvimento da região e do Estado e também é preciso bucar os bancos públicos e nesse caso o BNDES, bem como os representantes do Pacto Ceará 2050 que é um dos mais exitosos instrumentos de governança e de planejamento do país . Esses atores estratégicos podem ajudar muito na estruturação dos próximos passos que devem ser tomados para o impulsionamento dessa ideia, que já nasceu com muita força política e que precisa agora de engajamento e movimento. Ainda temos um bom caminho a ser construído e o foco deve ser fortalecer e ampliar o parque produtivo do Cariri. 

 Agora vamos ao ponto, o que é um Porto Seco ?

Um Porto Seco ou  Estação Aduaneira do Interior (EADI) é uma área que na prática está próxima a regiões que possuem um grande volume de cargas e produção, seja exportação ou importação, e que está "longe" dos portos principais. A função de um porto seco é dar mais agilidade as operações logísticas, armazenando as mercadorias até que elas passem por todas as etapas do despache aduaneiro , importação e exportação, conforme a exigências dos órgão competentes, no caso a Receita Federal. As áreas onde se instalam as EADI são estratégicas para logística e precisam estar interligadas a outas respostas como estradas, vias férreas e aeroportos. No caso do Cariri o município de Missão Velha atende aos requezitos, pois é cortado pela grande ferrovia transnordestina , está próxima da BR-116 e do aeroporto regional do Cariri e também é equidistante das capitais nordestinas. 

Atualmente existem 63 portos secos distribuídos por todo Brasil, somente no estado de São Paulo há 27 unidade, temos uma unidade no Distrito Federal e 35 unidades divididas em 14 estados, são eles: Mato Grosso do Sul, Goiânia, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Bahia, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para que nossa região seja contemplada com um equipamento dessa magnitude, precisamos da efetivação do projeto da ferrrovia transnordestina e da ampliação da industriaização no Cariri que certamente ganhará mais impulso quando o Ceará consolidar sua nova matriz energética do hidrogênio verde e quando tivermos o pleno funcionamento produtivo da siderúrgica do Pecém. 

Por Tiago Pereira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.