LIÇÕES DA VITÓRIA

O que nos diz a eleição da mesa diretora da Câmara de Barbalha? Quais as consequência desse fato para os próximos anos? Ter a compreensão precisa dessas questões nos dá elementos para entendermos melhor os próximos atos das movimentações do tabuleiro político barbalhense.
Numa cidade onde a eleição foi decidida por menos 200 votos e que assumiu características das rivalidades do cenário estadual a disputa da mesa diretora da câmara de vereadores que acabou sendo composta pela oposição nos mostra em primeiro lugar a limitação da elasticidade política do grupo do prefeito Argemiro de ampliar sua influência sobre outros espaços de poder e representatividade.  A segunda e mais importante mensagem é que o grupo político de Fernando Santana e seus aliados mostraram força de unidade para fazer oposição aos tucanos liderados por Rommel , candidato impedido de concorrer por ser FICHA SUJA.
Já a escolha do Vereador Vevé Siqueira para presidente nos mostra a firmeza da sua figura política, pois, mesmo sendo o mais jovem vereador da casa já está em seu segundo mandato. Vevé é um exemplo claro da tendência da renovação dos quadros políticos em nossa região. Sua vitória também aponta duas coisas que não podem passar despercebidas: a força de articulação política do seu pai Antônio Everardo que também foi presidente daquela casa, e o acirramento das forças pela liderança política sobre a região do pé de serra barbalhense. Espera-se que o presidente Vevé e demais vereadores, tanto de oposição como situação, cumpram seu papel de fiscalizar os atos administrativos do poder Executivo, pois o histórico dos tucanos barbalhenses está marcado por uma ficha longa de improbidades.
A eleição da mesa da Câmara mostrou para Fernando Santana, que foi a aposta do campo de esquerda e progressista barbalhense no pleito de 2016, que a consolidação de sua imagem como liderança desse grupo depende primeiramente de suas iniciativas, como fez agora durante as conversações para manter a maioria dos vereadores unidos orientando-os para formação de uma oposição forte e responsável, apontando também para os compromissos de 2018, incluindo seu nome e do Governador Camilo Santana.
A votação da Câmara foi apenas o primeiro capítulo de uma disputa que não terminou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.