NOTAS BREVES SOBRE O RESULTADO DA ELEIÇÃO E O INÍCIO DO 3º TURNO.

 


A Vitória de Lula era esperada há anos. Desde 2018 quando foi impedido de concorrer pois foi preso injustamente num processo fraudulento , a imensa maioria do povo brasileiro já tinha tomado a decisão de marchar com Lula , a vitória em 2022 foi heroica. Lula, o PT e os aliados que compuseram a frente ampla derrotam o neofascismo, a extrema direita e o poder da máquina pública federal que operava na campanha de Bolsonaro com o orçamento secreto.

Mais o Brasil polarizado e materializado nos números da votação continuará se expressando no campo político e ideológico, principalmente na correlação de forças entre as agendas do futuro governo e os interesses do congresso que, em números na data de hoje, é oposição ao futuro governo Lula. A mobilização permanente que Lula/PT realizaram no segundo turno precisa continuar, somada a politização e participação do povo na construção das pautas do governo. 

Os primeiros meses de governo serão de tensão permanente, será preciso sinais claros de compromisso com as bandeiras levantadas na campanha e respostas imediatas a questões que façam sentido real na vida das pessoas, controlar e baixar o preço dos alimentos é um bom exemplo.

O terceiro turno.

A queda de braços com a extrema direita não terminou. Enquanto comemorávamos eles partiram para as ruas no melhor estilo bolsonarista: atos antidemocráticos pedindo intervenção militar, fim do STF... e com medidas de bloqueios de rodovias em diversos pontos do país contando com o apoio do aparato militar da PRF e PM's . Nesse caso está claro que o governo do Presidente Lula poderá enfrentar muitos boicotes dentro do serviço público federal. Comportamento que precisa ser extirpado agora !

O silêncio de Bolsonaro nas 48 horas após o resultado foi devidamente calculado, o pronunciamento de menos de dois minutos foi outra medida calculada, os atos de sua hordas em 2 de novembro foi outra medida pensada para manter viva sua plateia inflamada. Eles parecem dispostos a mobilização permanente, nosso campo politico também precisa estar de prontidão. O que nos espera são tempos difíceis. Como se preparar para o enfrentamento ? Não ficando de braços cruzados nem ficar nas mãos de terceiros, vamos ao povo. Lembremos que a História tá recheada de exemplos de ações dos derrotados eleitoralmente que desestabilizaram e sufocaram governos de esquerda. 

Tiago Pereira.
@tiagopereiracariri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.