CUIDAR DAS PESSOAS: DADOS COMPARATIVOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JUAZEIRO DO NORTE.

Andando pelas ruas de Juazeiro do Norte é fácil constatar o aumento do número de pessoas vivendo em situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Uma realidade que tem ligações direta com as decisões políticas e econômicas do pós-golpe de 2016 que atacaram o conjunto de direitos trabalhistas e fizeram o desmonte das políticas sociais. Mais diante dessa constatação cabe uma pergunta : como a gestão local tem apresentado suas respostas para cuidar das pessoas? 

Tomei o cuidado de pesquisar no Tribunal de Contas do Estado nos documentos dos relatórios de acompanhamento gerencial quanto que a gestão atual está investindo na política de assitência social, e para nossa tristeza os relatórios apontam uma tendência de redução proporcional dos investimentos, em comparação com anos anteriores, vejam: 


Pelos dados podemos confirmar que a gestão do ex-prefeito Arnon Bezerra, comparando com a situação atual, tinha uma maior atenção com a população mais carente da cidade, realizando um investimento proporcional maior em assistência social dentro do orçamento anual do governo. 

Essa atenção em ter mais recursos investidos foi o que pode concretizar a entrega de serviços importantes naquele período como o funcionamento dos equipamento de segurança alimentar e nutricional, a ampliação dos serviços para a população em situação rua como a Pousada Social, a criação do núcleo de educação para promoção dos direitos da população LGBTQIA+, a criação do NEPIR e COMIRA como instrumentos para o enfrentamento do racismo, novas unidades de CRAS, milhares de unidades habitacionais e muitas outras ações que contribuiram para que Juazeiro do Norte recebesse pela primeira vez em 2020 o título do Celo Unicef como reconhecimento de que o município melhorou seus indicadores sociais. 

Para nosso alívio temos agora com os governos Lula e Elmano a retomada dos investimos nas políticas sociais que trazem respostas efetivas para a população em vulnerabilidade. Mais a gestão local precisa também fazer seu papel , investir mais e criar seus própios programas e projetos. 

Cuidar das pessoas é o maior objetivo das gestões municipais. 

Por :Tiago Pereira. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.