O QUE É FASCISMO E NAZISMO?

É uma aceitação quase unanime dentro das organizações da esquerda que a prática da formação politica voltada para os trabalhadores foi quase que abandona pelas organizações e partidos. Uma deficiência que precisamos superar o mais rápido possível, principalmente dado os desafios que estão postos atualmente para a classe trabalhadora. Com essa consideração passemos ao objetivo dessas linhas, de uma forma simples e sem academicismo. 

Você trabalhador(a) certamente deve ter visto essas palavras em alguma mensagem que deve ter chegado até você em suas redes sociais, em alguma pichação pelos muros da cidade ou em algum cartaz nas manifestações politicas nas ruas. Mais você sabe o que isso significa? Por que a classe trabalhadora do campo e da cidade precisa entender o que esses termos significam?

Primeiro para um entendimento correto é preciso desconstruir alguns explicações comuns sobre esses fenômenos. Muitas vezes as figuras de Mussolini,  Adolf Hitler  e seus seguidores são apresentadas como figuras más, ruins, perversas, desumanas e que cometeram horrores contra a humanidade durante a segunda guerra mundial, ligando a ideia de moralidade, do bem versus mal e da falta de humanismo como explicação para os fatos que ocorreram em grande parte na Europa em decorrência desses movimentos. Outra explicação é a de que na Itália e na Alemanha o sistema jurídico e político falharam por não deterem detido esses movimentos antes deles tomarem o poder e cometerem os crimes que cometeram. Nenhuma das explicações nos diz de fato o que é fascismo e nazismo.

O fascismo e o nazismo são expressões políticas do funcionamento do sistema capitalista, que nos momentos onde não se tem a garantia da permanência dos lucros, nos momentos de crise, a burguesia que controla o Estado lança mão de instrumentos que rompem com a democracia e aceitam que grupos radicais da direita ocupem os lugares de decisão dos rumos da sociedade, onde no final das contas, o objetivo e retomar a ampliação dos lucros, realizando reformas de direitos e até guerras.

Essas expressões de regimes políticos totalitários tiveram outras formas de apresentação e de construções em outras partes do mundo. Um bom exemplo foram as ditaduras militares que ocorreram no Brasil e em parte da América Latina. Esses movimentos da extrema direita política apresentam características comuns: são movidos pelo´ultra sentimento de patriotismo, se apresentam como defensores dos valores da família e da religião cristã, são ferrenhos combatentes da corrupção, perseguem grupo minoritários e de diferenças étnico-raciais e culturais da sociedade como os ciganos, negros, judeus, gays, nordestinos, quilombolas. E possuem um inimigo ideológico comum, os comunistas. Os comunistas , os socialistas os partidos e figuras da esquerda são para esses movimentos da extrema direita os inimigos que devem ser aniquilados. Quem não lembra dos protestos da direita onde tinham pedidos de enforcamento do Lula e da Dilma?    

Então caro leitor(a), fascismo , nazismo, ditaduras militares, combate ao comunismo, são todas peças do mesmo jogo das elites do capital, para ganhar mais dinheiro nos períodos de crise. Mesmo que para isso elas permitam que pessoas idiotas e despreparadas assumam cargos no governo central. Mais vejam, todo o discurso e prática deles, os extremista, é falso. O que importa para eles é continuar no poder, para isso agradam a burguesia tirando os direitos trabalhistas e diminuindo as responsabilidades do Estado para com o povo, assim podem dar uma fatia maior que garanta mais lucros.

 

GOLPISTAS, FASCISTAS NÃO PASSARÃO!!!

COLETIVO SOCIALISTA- Juazeiro do Norte 

Comentários

  1. Esse visão crítica sempre nossos professores deixavam embutido na crise o sistema capitalista usar dessas artimanhas para sobreviver

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM NOVO NOME PARA O PT DE JUAZEIRO DO NORTE.

Fernando Santana conquistou muito mais que R$ 7 milhões para Juazeiro do Norte e o debate não se reduz a certidões.

O papel estratégico da URCA para o desenvolvimento do Cariri.